quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jornalismo é profissão também!

Acho que o frio está passando, mas ainda tá frio!

Hoje venho escrever neste humilde blog, com uma dor enorme em meu coração.
Ontem após assistir a grande vitória do meu Todo Poderoso, no primeiro jogo contra o Internacional pela final da Copa do Brasil, e ficar feliz com a vantagem que conseguimos, já que ganhamos por 2x0, uma noticia no jornal da Globo me deixou triste e desmotivada. Naquele exato momento o Supremo Tribunal Federal acabava com a exigência do diploma em jornalismo, ou seja, quem quiser atuar na área não vai precisar mais do tão famoso pedaço de papel. Segundo o secretário Gilmar Mendes [aff olha o sobre nome da peste], “A formação específica em cursos de jornalismo não é meio idôneo para evitar eventuais riscos à coletividade ou danos a terceiros.” Ou seja, ele quis dizer que para ser jornalista não precisa de conhecimentos técnicos, e que tal profissão não interfere na vida de outras pessoas, como as ciências biológicas. Mas o mais interessante foi que tudo isso foi decidido por apenas 8 miseráveis pessoas, que concerteza possuem diploma para atuar em tal cargo "ilustre". Onde ficou a tal demoraria, que o Brasil tanto se gaba em ter? Eu como futura jornalista, estudando para isso, me senti agredida moralmente, agora imagine aqueles tão famosos jornalistas da Tv brsileira, que a anos vem exercendo essa função!
Segundo o STF, exigir diploma para exercer a função seria como pedir para dar uma olhada no diploma de um cozinheiro que cozinha bem. Eles não entendem que a nossa profissão é importante para a sociedade moderna que gosta de ficar antenada das coisa! Além do mais segundo o secretário, exigir tal papel, seria deixar de permitir a liberdade de expressão, o que vai contra a constituição. Essa tal "liberdade" seria relacionada aos blog e sites, que muitas pessoas expressão sua opinião por meio deles. Mas quem disse que exigir o diploma, é não dar a tal Liberdade de Expressão?
Meus caros, vivemos em um país onde a comunicação é tudo, onde a mais simples noticia chega a lugares nunca antes imaginados, seja por meio da TV, Internet, radio, Jornal, lugares estes que há pessoas que se importam com tais noticias. Não é simplesmente passar a informção, precisamos de técnicas, conhecimentos específicos para tal cargo, e isso a vida não nos oferece. Sei que há pessoas que mesmo com o diploma são uma negação no que faz, que um pedaço de papel não garante nada, mas isso existe em todas as profissões. Tantos médicos que apesar do diploma não sabem o que estão fazendo, e ele vem dizer que o diploma nas biológicas garante algo, que algo é esse?!
O mais engraçado é que com esses "sem diplomas", as vagas vão ficar cada vez menores, no mercado de trabalho, e os salários também. Mas tenho fé que nós, formados na área, teremos uma certa vantagem sobre os "sem diploma". lembrando também que ao invés do governo incentivar os estudos, ele simplesmente diz a população que não precisa estudar porque você já é aquilo que "quer ser quando crescer". Quem falta de juízo!

Deixo aqui a minha indiguinação e a minha tristeza perante a tal assunto ridículo.

0 comentários:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios